Exames
A Cristalle Medicina Ocular realiza consultas e diversos exames em oftalmologia, visando sempre atender melhor seus pacientes, com as mais modernas tecnologias disponíveis no mercado.
Possui uma variedade de equipamentos modernos e de alta precisão para obter melhores diagnósticos e oferecer o tratamento mais adequado.
Um bom equipamento é essencial para que o médico possa avaliar e tratar seu paciente.
Exames realizados:
Angiofluoresceinografia
Exame realizado mediante a injeção de contraste onde avalia a função da circulação dos vasos do fundo do olho. É indicado, por exemplo, para acompanhamento da retinopatia diabética e outras alterações vasculares.
Angiografia por OCT
Técnica de imagem que analisa a perfusão intra-ocular sem necessidade de contraste.
Biometria de Coerência Óptica
Exame de altíssima precisão realizado para determinar o valor da Lente Intra-Ocular na Cirurgia de Catarata
Campimetria Computadorizada
Exame que analisa o comprometimento do campo visual, estimulando pontos retinianos. É indicado, por exemplo, para prevenção de glaucoma ou patologias neurológicas.
Capsulotomia com Yag Laser
Após a realização da cirurgia de catarata geralmente ocorre a opacificação da membrana na qual se apoia a lente intraocular. Esta perda de transparência irá acarretar uma redução da qualidade e quantidade de visão. Essas alterações podem ocorrer meses ou até mesmo anos após a cirurgia.
O tratamento é indolor, feito ambulatorialmente com o uso de colírio anestésico, após a dilatação da pupila e na maioria dos casos proporciona uma grande melhora visual após a sua realização.
Ceratoscopia Computadorizada
Exame que avalia a curvatura anterior da córnea. Mostra ponto a ponto as variações da superfície corneana. É indicado para detecção de patologias da superfície anterior da córnea.
Conheça alguns de nossos ambientes
Curva Tensional Diária
Consiste na medição da pressão intraocular em diferentes horários ao longo do dia. É muito importante no diagnóstico e no monitoramento do glaucoma, pois sabe-se que a pressão intraocular sofre oscilações nas 24 horas. Geralmente é realizado 3 a 4 medidas distribuídas ao longo do dia.
Fotocoagulação a Laser de Retina
O laser é indicado para pessoas que apresentam doenças que afetam os vasos sanguíneos do olho, como ocorre nos diabéticos. Pacientes que apresentam degenerações periféricas ou roturas na retina predisponentes ao deslocamento de retina também necessitam desse tratamento
Na fotocoagulação, mira-se um raio laser na retina para selar os vasos sanguíneos, com pequenas aplicações, reduzindo aí o edema macular (mácula é a região da retina que possibilita ver detalhes minúsculos, como letras e números).
Para tratar a formação de vasos sanguíneos anormais (neovascularização) às aplicações são espaçadas ao longo das áreas na retina. As pequenas cicatrizes resultantes da aplicação do laser reduzem a formação de vasos sanguíneos anormais e ajudam a manter a retina aderida sobre o fundo do olho, evitando o descolamento da retina.
A fotocoagulação a laser normalmente é realizada em regime ambulatorial (dispensa internação) e a maioria dos tratamentos é feita apenas com a instilação de colírio anestésico.
Necessita de dilatação da pupila. É necessário acompanhante.
Mapeamento de Retina
Analisa as estruturas do fundo olho, vasos, nervo óptico, mácula, inclusive na periferia, com o objetivo de avaliar e diagnosticar alterações como hemorragias, rupturas ou descolamentos da retina.
Medida do Potencial de Acuidade Macular (PAM)
É um exame que consiste na projeção de optotipos com iluminação especial para avaliação do potencial máximo de visão. É muito solicitado para fins prognósticos no candidato a cirurgia de catarata ou transplante de córnea.
Microscopia Especular de Córnea
O exame de Microscopia Especular de Córnea é o exame que mostra a densidade e a qualidade das células do endotélio (camada interna da córnea).
A grande importância deste método é permitir uma avaliação de como se comportará a córnea diante de uma agressão cirúrgica.
Paquimetria Ultrassônica
A Paquimetria é um exame que mede a espessura da córnea (primeira lente do olho). É indicado nos casos de suspeita de glaucoma, edema de córneas e pré-operatórios de cirurgias refrativas.
É um exame indolor e de rápida execução. O paciente deve estar sem óculos ou lentes de contato. Para sua realização é apenas necessária à instilação de uma gota de colírio anestésico.
Teste de Sobrecarga Hídrica
Teste realizado através da medição seriada da pressão intraocular após sobrecarga hídrica (ingestão de água dentro de um intervalo de 5 minutos). Esse teste verifica de forma indireta a capacidade de drenagem do humor aquoso (líquido da parte anterior do olho). O Teste de Sobrecarga Hídrica é indicado especialmente para verificar se existe a possibilidade de estar havendo pressão intraocular elevada durante o dia, o que justificaria mudança na conduta terapêutica do paciente.
Tomografia de Coerência Óptica (OCT)
Uma das mais modernas tecnologias para estudo da retina e do nervo óptico. É utilizado para diagnóstico e acompanhamento das doenças retinianas e do glaucoma.
Tonometria
Realiza a medição da pressão intraocular, principalmente em pacientes com glaucoma ou suspeita desta doença. Pode ser feito com auxílio de aparelhos com sistema de aplanação ou de sopro. No primeiro caso o tonômetro é aproximado até encostar no olho (anestesiado com colírio) e a tensão do aparelho é regulada para efetuar as medições. No segundo método, sem contato, a medição é realizada com ajuda de um sopro de ar.
Ultrassonografia Ocular
Exame indolor solicitado para avaliar as estruturas internas do olho. Auxilia no diagnóstico de várias doenças. Uma sonda, em contato com a pálpebra fechada, traz as informações na medida em que o paciente, orientado pelo médico, movimenta os olhos possibilitando a coleta de informações de todas as regiões oculares.