Patologias

As informações e recomendações contidas nesta página têm propósito apenas informativo e não devem ser consideradas como base para diagnóstico, tratamento ou outra aplicação clínica. Para informações específicas e tratamentos relativos a este problema consulte seu oftalmologista.

Astigmatismo

Os portadores desta doença apresentam visão borrada para longe e para perto.

Alterações no comprimento do olho, no formato do cristalino ou da córnea fazem com que seja mais difícil para os olhos focarem a luz. Se os raios de luz não estiverem claramente focados na retina, as imagens podem ficar borradas.

Catarata

A catarata é uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino. Pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, diabetes mellitus, uveítes, uso de medicamentos e outros. Tipicamente apresenta-se como embaçamento visual progressivo que pode levar a cegueira ou visão subnormal.

A evolução da técnica de cirurgia permite hoje incisões muito pequenas, entre 2 e 3 milímetros, o que dispensa a necessidade de sutura.

Ceratocone

O ceratocone é uma doença lentamente progressiva que acomete a córnea, parte transparente que recobre a superfície do olho, produzindo o seu afinamento e enfraquecimento, o que acaba alterando o seu formato, normalmente mais esférico, para uma forma lembrando um cone, daí o seu nome. Como a córnea, além de proteger as estruturas internas do olho, é responsável, juntamente com o cristalino, de focalizar a imagem, o ceratocone leva a uma dificuldade na visão e no uso das lentes de contato. Indivíduos alérgicos, com asma, eczema, síndromes de Down e Marlin, estão mais propensos a desenvolver a doença, apesar de que o histórico familiar é também um fator de risco. Os pacientes com ceratocone se queixam de ofuscamento na visão, hipersensibilidade à luz, visão distorcida e um aumento progressivo no grau do astigmatismo e miopia. No entanto, a detecção pode ser difícil no início, por isso a importância de sempre visitar um oftalmologista.

Conjuntivites

É uma inflamação da conjuntiva, a membrana fina, transparente e dotada de pequenos vasos sanguíneos que reveste a parte interna da pálpebra e a parte branca do olho. A conjuntiva lubrifica e protege o olho à medida que ele se move na cavidade ocular.

Normalmente, em poucos dias a infecção cederá mediante o uso de colírio antibiótico prescrito pelo oftalmologista. Às vezes, a inflamação não responde bem ao tratamento e há necessidade de uma segunda visita ao oftalmologista. Se não for tratada, a conjuntivite pode evoluir para complicações como infecções na córnea, pálpebras e canais lacrimais.

Degeneração Macular Relacionada à Idade

A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é uma condição, frequentemente, relacionada ao envelhecimento, de causa desconhecida, onde o

resultado é a baixa progressiva da visão central. É comum ocorrer em pacientes com mais de 55 anos, chegando a atingir, em todas as suas formas, mais de 25% dos pacientes acima de 75 anos. É mais comum em pacientes de pele e olhos claros. A falta de tratamento adequado pode levar à cegueira.

Descolamento de retina

O descolamento de retina é a separação da membrana fotossensível da parte de trás do olho.

A retina é um tecido transparente composta de tecido nervoso. O deslocamento de retina geralmente acontece de forma espontânea, sem que haja uma causa subjacente. Entretanto, trauma, miopia alta, diabetes ou um distúrbio inflamatório também podem causá-lo.

Durante o descolamento de retina central, a visão ficará gravemente afetada.

Os fatores de risco são miopia, trauma, histórico familiar de descolamento de retina e diabetes não controlada.

Estrabismo

O estrabismo corresponde à perda do paralelismo entre os olhos. Existem três formas de estrabismo, o mais comum é o convergente (desvio de um dos olhos para dentro), mas podem ser também divergentes (desvio para fora) ou verticais (um olho fica mais alto ou mais baixo do que o outro). O estrabismo é corrigido com óculos ou cirurgia.

Glaucoma

O glaucoma é uma doença no nervo óptico, normalmente associada ao aumento da pressão intraocular. Estão mais propensos a desenvolver aqueles que possuem histórico familiar, que sejam afrodescendentes, tenham diabetes, miopia ou idade avançada.

Em seu principal tipo, o glaucoma é assintomático, só podendo ser detectado por exame oftalmológico, já em outros casos, a pessoa pode sentir aguçada sensibilidade à luz, lacrimejamento excessivo, ter surtos de visão borrada, dor ocular forte, halos coloridos ao redor das luzes e até náuseas e vômitos.

A escolha do tratamento se dá em função do tipo e do estágio da doença, podendo ser apenas clínico ou um procedimento cirúrgico.

Hipermetropia

Os portadores desta doença têm dificuldades para focalizar os objetos de perto.

Hordéolo (Terçol)

É uma infecção aguda da pálpebra. Pode ser externa ou interna. Chamada popularmente de terçol. É uma lesão dolorosa, com edema e hiperemia local. Geralmente se deve a uma infecção estafilocócica. O tratamento geralmente é feito com pomada de antibiótico e compressa morna.

Miopia

Os portadores desta doença têm dificuldades em focalizar os objetos de longe.

Presbiopia

Também conhecida por "vista cansada", caracteriza-se pela dificuldade na visão de perto devido à perda de capacidade acomodativa do cristalino. A alteração geralmente começa a ser percebida por volta dos 40 anos de idade.